segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O complexo Rei de Espadas


O “Complexo” do Rei de Espadas


André Kadanr



Do Imaginário nasce tanta riqueza de informação que ultrapassa o sagrado Mito e nos toma como um complexo medonho – ou uma verdade provisória – quase como um segredo. Através do simbolismo que será mostrado no Arcano Rei de Espadas, podemos reconhecer os verdadeiros movimentos escondidos ou, quem sabe, velados. Os convido a destelhar ou tirar sua armadura, para olhar dentro de cada pessoa que assuma uma postura de Ordem Social perante sua cultura.
Quem é esta figura emblemática que assume uma condição aparentemente rígida e segura? Ele, este homem complexo – Rei de Espadas – sempre engajado nas causas sociais, defensor ferrenho da ordem, da moral e, também, do Direito. E não se enganem, pois este homem sabe fazer acontecer seus pensamentos agudos como o fio de uma lâmina. Dotado de uma perspicácia alucinante, é capaz de dominar todos os pensamentos “fundantes” da lógica da mente. Com um pensamento rápido e crítico ele se impõe e se destaca por um brilhantismo que beira a perfeição racional, por se tratar de um representante da parte masculina do ar. Ou seja, isso o garante tremenda força na razão. E escrever sobre este Arcano me ocorre como um grito de misericórdia, um poema de Álvaro de Campos, “Ultimatum” (1917), declamado por Maria Bethânia, que ainda, nos dias de hoje, as palavras atuam de maneira eficaz. Contudo, tomo o poema como uma aclamação do Rei de Espadas aos seus representantes:



Destelhando seu reinado personificado


Figura 1: Tarô The Old Path

Em minha experiência como tarólogo, pude encontrar várias pessoas que depois de um papo me confessavam que suas infâncias foram bem turbulentas. Cresceram num ambiente familiar de fundamentalistas, de guerras declaradas, religião e carreira militar. Se caso não houvesse a carreira militar – mesmo sendo o sonho da família – permanecia o desejo de seguir a carreira, mas sempre em um ambiente diplomático, do tipo “Cuidado! Olha as crianças”. Com isso tiveram que despertar precocemente suas faculdades mentais de entendimento do que está por trás das aparências sociais.
A infância desta criança Rei de Espadas, falante sem ser tagarela, entra sempre com a lucidez e com o pensamento claro e lógico. Durante a adolescência pode ser tachado como o “intelectual” e “frio”, o “distanciado” de tudo que atua como perverso. Transgredir para ele seria como um divertimento, apenas para sentir o impacto que isso causa. E, também, para experenciar como as leis sociais são tolerantes. Reis de Espadas são atraídos por arte que expressa o poder da mente e a agilidade calculista. Gostam de jogos de estratégias e matemáticos. Conheci alguns que eram alucinados por literatura de grandes Estadistas e pensadores. Já na fase adulta, as coisas tomam uma característica mais séria, aquela jovialidade se perde com facilidade e resta astúcia de uma índole fria, irônica e diplomática, que muitas vezes chega à superficialidade emocional. Seu interesse é o poder, o status, a liderança, o comércio, o conselho, a análise, a política e os ideais.


Um rei é para os outros



Figura 2: Tarô Fenestra

Fonte: http://www.albideuter.de/html/fenestra_63.html


E no relacionamento afetivo? Prepare-se para ter segurança e influência, ele pensa em tudo nos mínimos detalhes, é galanteador e cordial, conquista facilmente pela persuasão e jamais esquece datas. Dono de um caminhar incomparável, ele desfila postura e elegância, sempre fiel a tradição do armário clássico e do moderno retrô. Adora dar presentes caros e jantares com amigos em ambiente públicos – em casa nem tanto. Porém, é distante do calor humano e pode passar sozinho por horas, simplesmente porque precisa amadurecer uma ideia. Sexualmente, é mental e rápido, espirituoso, do tipo que curte falar, preferem um bom papo! O cotidiano sexualmente falando, é convencional e ditador. Cheio de normas. Se quiser ganhar um deles, diga-lhes que são perfeitos e que tem fantasias relacionadas aos seus ideais e os acompanhe sempre! Com certeza as coisas ficaram mais quentes! E nunca se esqueça de agradecer por tudo.






Competências ou habilidades

Figura 3: Tarô Visconti Sforza

Fonte: http://www.albideuter.de/html/visconti-los_42.html


Estamos de frente para um líder nato e com todas as potencialidades de quem nasceu para o comando. Tem o raciocínio intrinsecamente ativo e sabe explorar um tema até seu íntimo. Então é comum encontrar essa figura como delegado, juiz, advogado, diplomata, oficial de justiça, líder comunitário, Estadista, comunista, pastor, reitor, acadêmico, filósofo, negociador, gerente, administrador e até segurança.
Os Reis de Espadas, quando dispersos, são verdadeiros “Charlatões da sinceridade” e gozadores, como diz Álvaro de Campos (1917) em seu poema. Quem direciona o Rei de Espadas é O Imperador e A Justiça, mas se ele cai nas ondas do Diabo, teremos aí um “semideus” absoluto, intolerante e repressor, ou seja, déspota!







Total ao objetivo adequado


Talvez seja conveniente falar das investidas mais claras que levam um complexo Rei de Espadas ao equilíbrio, a satisfação e consciência ampla e digna de uma personalidade empírica por excelência. Espirituosamente. Assim deve ser a mente sóbria do Rei da Razão, para que seja harmoniosa, limpa e funcional. Abandonar o medo a um antigo credo – “a melhor defesa é o ataque” – e substituí-lo pelo entendimento de que a melhor defesa é a exposição de seus verdadeiros sentimentos, por mais que seja frio. De nada adianta declamar perspicácia sem se dar verdadeiramente aos outros e receber dos mesmos a parte que falta a essa personalidade, que implica o todo para o tudo. Solidariamente. Reconhecer os objetivos no qual a vida o impõe de redirecionamento de paradigmas.
Aqui me despeço em agradecimento à todos os que me ajudaram a caminhar como um Louco por tantas horas de minha vida. Ao Adash Van Teufel, pela indicação precisa da música Pode agradecer do Jay vaquer. Aos meus amigos do grupo Tarologistas do Facebook e, também, ao Emanuel J. Santos, pela confiança.
Um eterno e reverberado abraço.

Figura 4: Tarô Golden






























4 comentários: