sexta-feira, 14 de outubro de 2011

“Quem não sabe servir, não serve para viver”. O sucesso é saber servir






Homem, trinta e dois anos, cursando direito.



-Quero ver porque nada em meus projetos dão certo, já fiz de tudo nessa vida, mas nada dá certo. É sempre assim, começa tudo bem e depois não fixa, as coisas deslocam sabe? A parada é muito estranha.

-Qual é seu problema em relação a essa questão?

-Porque as coisas não dão certo?

-Deram certo. Mesmo em um período curto. Concorda?

-Não! Dar certo do jeito que estou falando é outra coisa, sabe? Aquela que agente vê por ai, o cara abre um negócio e 10 anos depois você passa e ainda está lá?

Sim, Então você quer saber o porquê seus negócios não são duráveis?

- Pode ser.

-Vamos lá. Pegue do primeiro leque cinco cartas, depois do segundo leque mais cinco.





 Imagem para o Peladam.



Casa um: O Sol/Cinco de Discos

Casa dois: O Julgamento/ Cinco de Copas

Casa três: A Estrela/ Quatro de Copas

Casa quatro: A Sacerdotisa/ Oito de Espadas

Casa cinco: A Imperatriz/ Ás de Copas





-Sua mãe está em seus projetos?

-Só com a parte financeira, mais nada.

-E você acha a parte dela pouca coisa?

-É porque você não conhece a peça, vou te contar só duas façanhas. Minha mãe abandonou meu pai e foi para Brasília com o amante. Como se não bastasse ainda se divorciou e tirou tudo dele.

-Você tinha quantos anos nessa época?

-Uns seis anos, por ai...

-E você viveu com seu pai?

-Sim, Minha mãe nos visitava sempre, mas...

-Me parece que a investida dela deu certo, ainda ao preço de ter tirado tudo de seu pai, ainda assim a fortuna lhe serve, não é?

-Por esse lado sim.

-E seu pai?

-Casou novamente e vive com a mulher dele.

-Ele te ajuda?

-Não! Coitado, tem mais três filhos.

-Vou falar um pouco sobre o sucesso, já ouviu dizer assim: “Que quem não serve para servir não serve para viver?

-Sim, Claro! É um dito popular.

-Então, ter sucesso é saber servir e ser leal a quem o serve, posso perceber que você esteve tempo demais sob a esfera de seu pai e também tomou para si o que a ele pertence. E com isso, o distanciamento de sua mãe. Nosso modelo de servir é a mãe.

É a mãe que passa aos filhos o sucesso e também a resistência. Entenda que todo trabalho consiste em servir ao outro, e esse servir gera uma necessidade de retribuição que é o sucesso. Respondendo a sua pergunta, seus projetos duram pouco tempo porque você não sabe servir, não aprendeu isso com sua mãe, e ainda a julga por fatores que você nem presenciou, como você disse, tinha seis anos. O que não deixa de ser amor, mas um amor unilateral, que serve somente a favor de seu pai. Reconcilie-se com sua mãe, experimente isso como terapia, afinal ela é quem possibilita e banca seus projetos, não é?

-É.

-Faz sentido para você?

-Sentido? faz, mas não consigo perdoar ela...

-Você não tem esse sentimento, isso pertence ao seu pai, deixe essa mágoa com ele. Se você pudesse cobrar isso de sua mãe como seria, me diga como você seria ressarcido dessa mágoa?

-Ela deveria devolver o que tirou dele... Imóveis essas coisas.

-E você acha justo que fracasse sempre para compensar valores que sua mãe supostamente deve ao seu pai? Não seria mais leal você unir-se a ela e ter a possibilidade de ter sucesso e devolver o sucesso ao seu pai?

- Você fala como se fosse simples (lágrimas)...

-Sim, mas sei que é doloroso, que precisa de tempo e espaço interno para isso, mas também, quero que você saia daqui com algo além da dor, porque cumprir a culpa dos pais só dói nos filhos, por isso te aconselho à deixar isso com ele e desfrutar do sucesso.

-Valeu mesmo, a parada é boa! (Risos)
-Que bom!


2 comentários:

  1. Essa forma eu considero essencial no modo de jogar o tarot , eu vi seus post no facebook e fiquei maravilhado com a Tarologia Sistêmica, perfeito e muito util para quem realmente quer evoluir.
    Grande abraço,seguirei!

    ResponderExcluir